
O Instituto Federal da Paraíba abriu, nesta sexta-feira, 1 de agosto, as inscrições para um processo seletivo especial com 376 vagas. Estas vagas estão distribuídas em cinco editais diferentes. Elas são para ingresso em cursos superiores de graduação no segundo semestre de 2025.
Conforme o IFPB, as vagas estão distribuídas entre as seguintes modalidades de ingresso: Transferência interna, Transferência de polo, Transferência externa, Ingresso de graduados e Reingresso. Cada modalidade possui um edital específico com critérios próprios.
As vagas estão distribuídas entre os campi de João Pessoa, bem como de Campina Grande, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Cajazeiras, Esperança, Guarabira, Cabedelo e Catolé do Rocha.
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 10 de agosto. Para se inscrever, o candidato precisa preencher um formulário online: concursos.ifpb.edu.br
Os cinco editais para ingresso no IFPB
O edital de transferência externa é destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior. Esses estudantes queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB.
Enquanto isso, o edital de transferência interna é destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Esses estudantes desejam mudar de curso, de turno ou campus.
Além disso, o edital de transferência de polo se destina a discentes dos cursos de graduação ofertados na modalidade a distância do IFPB. Eles desejam assim alterar a sua vinculação para outro polo que oferte o curso ao qual o estudante está vinculado.
A seleção de reingresso se destina a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB. Eles desejam retomar sua matrícula no curso.
O edital de ingresso de graduados se destina a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, ou revalidados no caso de diplomas estrangeiros. Esses indivíduos têm interesse em realizar um curso de graduação no IFPB.