Maior avião de passageiros do mundo
Airbus A380 da Lufthansa – Imagem: Lufthansa

Um Airbus A380 da Lufthansa, maior avião do mundo, com 509 passageiros a bordo, precisou desviar para Boston, nos Estados Unidos. Isso ocorreu após um passageiro perder seu iPad no interior de um dos assentos da classe executiva da aeronave de dois andares. O incidente gerou temores sobre o risco de incêndio durante o voo.

A aeronave realizava o trajeto entre Los Angeles e Munique, na Alemanha. Ela já havia alcançado uma região remota do centro do Canadá quando os pilotos decidiram fazer uma parada não programada em Boston. Assim, engenheiros puderam recuperar o iPad preso na estrutura interna do assento.

O voo LH-453 havia decolado do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) por volta das 17h45 do dia 23 de abril. O percurso transatlântico de aproximadamente 11 horas deveria transcorrer normalmente, conforme reporta o The Aviation Herald.

Plano de voo

O plano de voo padrão nesta rota segue em direção nordeste rumo ao Canadá. Em seguida, sobrevoa a Groenlândia e, depois, desce em direção à Europa. Embora pareça estranho, o trajeto considera a curvatura da Terra para percorrer a menor distância possível.

Após cerca de três horas de voo a uma altitude de 35 mil pés, os pilotos foram informados de que o iPad de um passageiro da classe executiva havia se perdido dentro da estrutura do assento. O dispositivo ficou preso no maior avião do mundo.

Os comissários temiam que o dispositivo já estivesse danificado, ou pudesse vir a ser, devido ao motor elétrico que transforma o assento em uma cama totalmente plana. Isso poderia comprometer a bateria do iPad e causar um incêndio a bordo.

Embora o incidente não representasse uma emergência imediata, os pilotos preferiram não correr o risco de continuar sobrevoando a Groenlândia e o Atlântico. Estas são regiões com poucas opções de pouso em caso de necessidade.

Como é comum nesse tipo de situação, os pilotos decidiram desviar — mas não para o aeroporto mais próximo. A infraestrutura para receber um A380 lá seria limitada. Além disso, as equipes de manutenção não estariam familiarizadas com os procedimentos da Lufthansa.

Em vez disso, optaram por seguir até Boston. Lá, a companhia aérea dispõe de recursos adequados. Assim, haveria menor risco de os passageiros ficarem retidos por falta de apoio.

Quase três horas depois, o A380 pousou em Boston. Os engenheiros conseguiram recuperar o iPad com sucesso e o voo prosseguiu para Munique, aterrissando com um atraso de três horas em relação ao horário previsto.

Outro caso semelhante com a Air France

No mês passado, um Boeing 777 da Air France também precisou fazer um desvio emergencial depois que um passageiro perdeu seu telefone celular a bordo. Apesar dos esforços da tripulação, o aparelho não pôde ser localizado.

Temendo o risco de incêndio na bateria, os pilotos do voo AF-750, que ligava Paris Orly a Pointe-à-Pitre, no território ultramarino francês de Guadalupe, decidiram retornar rapidamente à capital francesa. Assim, engenheiros puderam procurar o telefone perdido.

Aeroin

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *