A Nasa premiará com 3 milhões de dólares (quase R$ 17 milhões) os autores de um projeto para solucionar um problema que afeta futuras missões à Lua: o descarte de lixo especial, como embalagens de alimentos consumidos por astronautas e materiais de experimentos científicos.
A ideia do desafio “LunaRecycle” é encontrar tecnologias para reciclar o resíduo inorgânico usado em viagens espaciais de longa duração. A competição está buscando soluções que maximizem a quantidade de resíduos que podem ser reciclados de uma lista de categorias de lixo e itens relevantes para uma hipotética missão lunar de 365 dias.
A fase 1 do concurso premiará com US$ 1 milhão os vencedores ($ 400 mil e US$ 600 mil divididos entre duas categorias). Já a fase 2 terá um prêmio de US$ 2 milhões (US$ 600 mil e US$ 1,4 milhões para cada categoria).
Regras da competição
As duas categorias do desafio são: a “Construção de Protótipo” (Prototype Build Track) e a “Trilha Gêmea Digital” (Digital Twin Track). Uma consiste no desenvolvimento de componentes e sistemas de hardware para reciclar resíduos sólidos na superfície lunar. A outra, em um projeto de réplica virtual de um sistema de reciclagem, bem como a fabricação de produtos finais.
“Com esse desafio, estamos buscando abordagens inovadoras do público para a gestão de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra para o benefício de todos”, afirmou Amy Kaminski, executiva do programa de Prêmios, Desafios e Crowdsourcing da Nasa, em comunicado.
De acordo com a agência espacial norte-americana, esforços anteriores se concentraram em reduzir a massa e o volume do lixo. Agora, o objetivo é reciclar resíduos em produtos que poderão ser utilizados para atividades de exploração fora do planeta, de forma que “pouco ou nenhum resíduo precise ser devolvido à Terra”.
Um painel de especialistas analisará as inscrições e fará avaliações com base em regras disponibilizadas neste link. Os projetos podem ser enviados até 31 de março de 2025 através de um formulário. Os vencedores serão divulgados a partir de maio do que vem.
“Estamos muito animados para ver as soluções geradas por nossos concorrentes globais e estamos ansiosos para que esse desafio sirva como um catalisador positivo para aproximar a agência e a humanidade da exploração de mundos além do nosso”, declarou Kim Krome, gerente do LunaRecycle.