
A comunidade de Puerto López, na província equatoriana de Manabí, está em estado de choque após o encontro de cinco cabeças humanas em uma praia. A localidade tem sido fortemente afetada nos últimos meses pela onda de violência e pela atuação de grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas.
Conforme a Polícia Nacional informou aos jornalistas, o sistema integrado de segurança Ecu 911 recebeu um alerta neste domingo, 11 de janeiro. Detalhava que as cinco cabeças estavam penduradas perto da orla com cordas e paus. Também encontraram um panfleto junto aos restos, que advertia sobre mais crimes.
Os familiares das vítimas, que haviam desaparecido no mar nos dias anteriores, chegaram ao local para fazer a identificação dos corpos.
Investigação
Conforme o chefe de polícia da subzona de Manabí, William Borja, o desaparecimento das vítimas não havia se denunciado formalmente. Enquanto isso, a governadora de Manabí, Aurora Valle, informou que ativaram um debate de segurança na província, com a participação de representantes das forças de segurança.
O pessoal do departamento de Criminalística e da Direção de Investigação de Crimes Contra a Vida e Mortes Violentas se deslocou ao local para iniciar os exames periciais e coletar evidências. Enquanto isso, a procuradoria e as unidades de investigação estão coletando mais informações. Elas possam levar à identificação dos responsáveis e ao esclarecimento do motivo do crime.
“A população é incentivada a confiar na Polícia Nacional e no sistema de justiça, ações que são fundamentais para manter a ordem e a segurança no país e na província de Manabí”, informou a Polícia.
Ainda mais, somente durante o fim de semana, na província de Manabí, registraram 18 homicídios. Eles ocorreram em quatro localidades diferentes em menos de 24 horas, conforme a Ecuavisa.