Cientistas descobrem modo inédito de transformar prata em ouro; entenda — Foto: Pexels

ouro e a prata são dois tipos de metais preciosos muito valorizados na produção de acessórios. No entanto, tradicionalmente, essa indústria exige a mineração, uma atividade que acarreta diversos problemas ambientais. É com isso em mente que cientistas têm dedicado os seus esforços a desenvolver um material mais sustentável que possua características semelhantes a esses elementos nobres e os possa substituir.

Nesse processo, a inovação mais recente veio de um grupo de pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, em colaboração com a empresa Mitsubishi Pencil e outras instituições de ensino do país. A força-tarefa conseguiu descobrir uma forma de transformar peças baseadas em compostos orgânicos prateados em dourados a partir de irradiação UV. Seus resultados foram publicados em setembro na revista ACS Applied Materials & Interfaces.

“Expandindo nossas descobertas anteriores sobre materiais de brilho metálico biomimético, conduzimos uma busca direcionada por estruturas moleculares capazes de fazer a transição entre prata e ouro”, explica o pesquisador Michinari Kohri, em comunicado. “Este esforço resultou na identificação de um novo material com propriedades desejáveis”.

A irradiação UV de cristais de diacetileno obtidos pela formação de uma estrutura de matriz única altera o brilho de prata para dourado — Foto: Michinari Kohri/Universidade de Chiba

DS-DAn

O material brilhante proposto pelos cientistas como possível substituto aos metais preciosos de extração é derivado de diacetileno (DA), com a incorporação de estilbenos por meio de ligamentos em ambas as suas extremidades. Esse conjunto foi denominado como “DS-DAn”, em que “n” representa o número de carbonos do ligante (de 1 a 6).

Após vários ensaios experimentais, a equipe verificou que DS-DA1 (o derivado com a cadeia de carbono de ligação mais curta) tinha uma aparência prateada. Surpreendentemente, seu brilho se tornou dourado após a irradiação UV.

Esse fenômeno foi atribuído à estrutura cristalina única de DS-DA1, que conta com dois estados montados coexistentes. Os especialistas acreditam que a polimerização topoquímica parcial de diacetileno dentro da estrutura do material modificou seu tom de cor de prata para ouro.

Conforme as observações feitas, o material de brilho prateado desenvolvido pode expressar um brilho dourado seletivamente em áreas específicas quando exposto à luz. Também é possível adicionar cores de gradação de ouro e prata, o que sugere a potencial utilização em uma variedade de aplicações, como itens decorativos, tintas de impressão e cosméticos.

Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a nossa loja e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!