
A Câmara dos Deputados vai começar a analisar um projeto de lei que cria regras de segurança para a prática do “wheeling”, “grau” ou “empinada”, que consiste em equilibrar-se na moto com apenas uma das rodas no chão.
Conforme a proposta, manobras desse tipo só poderão se fazer em locais adequados, por quem tem habilitação categoria A. Além disso, será obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como:
- capacete com viseira ou óculos protetores certificados pelo Inmetro;
- protetor de coluna;
- jaqueta com proteção para ombros e cotovelos;
- joelheiras;
- cotoveleiras;
- botas; e
- luvas.
O texto do deputado Mendonça Filho (União-PE) também define que os espaços para manobras deverão ter cerca de 70 metros de comprimento por 10 de largura, piso plano de asfalto ou concreto, e barreiras de proteção.
O que diz a lei
Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito considera infração gravíssima conduzir motos com malabarismos ou em uma roda. A multa é de R$ 293,47, com suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 7 pontos.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa se aprovar pela Câmara e pelo Senado.