
A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 30 de junho, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 a 6,5 milhões de contribuintes. O dinheiro cai na conta ou na chave pix informada na declaração, totalizando R$ 11 bilhões. Dessa forma, iguala o recorde de valor pago no primiero lote em 30 de maio.
Se o dinheiro não cair na conta – a conta informada mudou, por exemplo – , o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil.
Sendo assim, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB no endereço https://www.bb.com.br/irpf ou pela Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Como consultar a restituição do IR?
Para saber se vai receber, o contribuinte pode fazer a consulta simples no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar o CPF, a data de nascimento e o o ano do exercício da declaração (2025).
A consulta também vai poder ser feita por meio do aplicativo Receita Federal, com versão para tabletes e smartphones dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Dessa maneira, além de saber sobre a liberação da restituição, o cidadão pode consultar também a situação cadastral de um CPF.
Quem recebe a restituição no segundo lote?
Os contribuintes com prioridade legal, grupo formado por pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e educadores, seguem tendo prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda neste lote.
Dessa maneira, entram também no grupo prioritário as pessoas que escolheram fazer a declaração pré-preenchida e pediram a restituição via Pix, ou uma das duas opções. No entanto, mesmo entre os prioritários há um fator determinante: quem entrega antes, recebe antes.
Veja abaixo quem recebe a restituição no segundo lote:
- 148.090 pessoas com mais de 80 anos;
- 1.044.585 contribuintes acima de 60 anos,
- 91.363 pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- 496.650 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.764.634 contribuintes que fizeram a pré-preenchida e/ou indicaram o Pix para restituição.
Não vai receber no segundo lote? Entenda o status da declaração
Depois de declarar o Imposto de Renda e consultar a restituição, o contribuinte se depara com as mensagens “Processada, em fila de restituição” ou “Sua declaração está na base de dados”, entre outras, e não sabe o que isso quer dizer.
No caso de ‘Processada, em fila de restituição’, por exemplo, significa que a receita recebeu a declaração do contribuinte, processou os dados e, agora, ele está na fila para receber a restituição do Imposto de Renda – ou seja, o dinheiro que pagou a mais de volta. Porém, não dá para saber em qual lote ele vai receber.
Já o termo “Com pendências” requer mais atenção, porque indica que o contribuinte caiu na “malha fina”, e, por isso, deve revisar os documentos entregues na declaração e retificar a mesma.
Para saber o status da declaração e os detalhes de eventuais pendências, é necessário entrar no portal e-Cac. Em seguida, fazer o login com a conta Gov.br e clicar em Meu Imposto de Renda. Na próxima tela, a pessoa vai poder ver o status da declaração. Veja mensagens mais comuns abaixo:
- Se aparecer a mensagem “Em processamento”, a declaração está recebida
- Se aparecer a mensagem “Processada”, a declaração está computada
- Se aparecer a mensagem “Em fila de restituição”, está tudo certo
- Se aparecer a mensagem “Com pendências”, você caiu na Malha Fina
- Se aparecer a mensagem “Em análise”, você deve apresentar os documentos solicitados em intimação enviada pela Receita ou os seus dados entregues ainda estão em análise
- Se aparecer a mensagem “Retificada”, a declaração anterior está corretamente substituída pela nova declaração retificadora
- Se aparecer a mensagem “Cancelada”, a declaração está anulada pelo contribuinte ou pela Receita
- Se aparecer a mensagem “Tratamento manual”, a declaração está sendo avaliada pelo órgão
Veja o calendário completo da restituição do IR 2025
A restituição do Imposto de Renda 2025 estar sendo realizada em cinco lotes, com pagamentos programados entre maio e setembro. Além dos declarantes do ano vigente, os lotes incluem contribuintes que regularizaram pendências de anos anteriores ou saíram da malha fina.
Lote | Data de pagamento |
---|---|
1º lote | 31 de maio |
2º lote | 30 de junho |
3º lote | 31 de julho |
4º lote | 29 de agosto |
5º lote | 30 de setembro |