Balão estourado

Coreia do Norte envia balões com lixo e fezes para o sul

Blog Mundo Notícias Gerais

A tensão entre as Coreias se intensifica então com o envio de balões carregados de lixo e fezes pela Coreia do Norte para o território sul-coreano. A TV estatal norte-coreana KCNA anunciou que enviará mais artefatos com o mesmo conteúdo em uma quantidade “dezenas de vezes maior” como retaliação às ações de ativistas e desertores norte-coreanos que lançam insufláveis contendo panfletos anti-Pyongyang, alimentos, medicamentos e pen-drives com músicas de K-pop.

A irmã do líder norte-coreano Kim Yo-Jong, criticou a Coreia do Sul por condenar os balões enquanto defende a liberdade de expressão de seus cidadãos.

Os balões, que já começaram a ser avistados sobrevoando regiões sul-coreanas, transportam sacos plásticos contendo lixo. Foram encontrados resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes.

Essa troca de balões não é uma novidade, já que nos últimos anos ativistas sul-coreanos têm enviado balões para a Coreia do Norte. Eles contem panfletos com críticas ao regime de Kim Jong-un e cartões de memória com músicas de K-pop. No entanto, a Coreia do Sul desencorajou essas ações, afirmando que não contribuem para a paz.

A Coreia do Sul classificou então a atitude do Norte como “desumana” e “vulgar”, afirmando que viola o direito internacional e ameaça a segurança. Em resposta, pediu então aos moradores que relatem à polícia a presença dos balões enviados pelo Norte, em vez de se aproximarem deles.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *