O Ferroviário de Fortaleza é campeão da Série D do campeonato brasileiro. Na realidade, bicampeão, pois o primeiro título veio em 2018 vencendo o treze de Campina Grande PB.
Com campanha invicta em 23 jogos (14 vitórias e 9 empates), o Ferrão recebeu a Ferroviária de Araraquara SP no estádio Presidente Vargas, na tarde deste sábado, 16 de setembro. Na ida, em Araraquara, na quarta-feira (13), deu empate em 0 a 0.
Confiança em ser campeão em casa
O Ferroviário vinha com um aproveitamento de 91% como mandante e confiava muito neste retrospecto.
Em 11 jogos disputados no Presidente Vargas na atual edição da Série D, a equipe cearense venceu 10 partidas, seu ataque marcou 29 gols e a defesa foi vazada apenas cinco vezes.
Com a melhor campanha entre todos os 64 clubes participantes, o tricolor cearense decidiu todos os confrontos diretos em casa, na seguinte ordem: Princesa dos Solimões AM, Nacional de Patos PB, Maranhão MA e Caxias RS. A equipe não havia perdido um jogo sequer, até o jogo derradeiro.
Apenas o Sampaio Correia MA (2012) e Volta redonda (2016), conseguiram ser campeões sem derrotas.
O jogo
1º tempo
Arbitrado pelo gaúcho Leandro Pedro Vuaden, o jogo começou em ritmo acelerado, com o time cearense partindo com tudo pra cima dos paulistas.
No primeiro minuto do jogo Deysinho marcou para o Tubarão. Com o início avassalador, a torcida já espera um jogo tranquilo com a taça já se encaminhando para a sala de troféus do tricolor.
Mero engano, o time do quase homônimo de Araraquara, equilibrou a partida ao ponto de Vitor Barreto, marcar um golaço, num chutaço de fora de área.
O Tubarão voltou a se impor e no final do primeiro tempo, pressionou a Ferroviária de Araraquara que teve de se valer de duas belíssimas defesas do goleiro Saulo, para evitar o gol de desempate.
2º tempo
O jogo que terminou a primeira etapa eletrizante, começou o segundo tempo mais calmo.
A primeira chance foi da ferroviária, que por pouco não virou a partida com cabeçada de Pilar que passou raspando a trave.
Só que a resposta do Ferrão foi certeira. Aos 6 minutos, em jogada de Kadu, que rolou para o artilheiro Ciel, de 41 anos, que pegou de primeira colocando a bola nos fundos das redes de Saulo. O gol foi o 11º do veterano na série D.
Os minutos seguintes foram de calmaria até os 16 minutos quando novamente Ciel apareceu, porém, o chute não foi certeiro e saiu a direito do goleiro da Locomotiva.
Aos 35 do segundo tempo, novamente Ciel. Agora ele cara a cara com Saulo não pegou bem na bola e deu a chance para o o goleiro tirar com o pé.
Aos 40 minutos em falta de frente ao gol, Mateus Cantarelli, de apenas 18 anos de idade, acertou o travessão de Igor Rayan e por pouco não arranca o empate.
Aos 49 Kadu perdeu um gol inacreditável. De frente com a trave deu um chutão na bola que subiu demais.
Vuaden acrescentou seis minutos e, ao apitar o final da partida, os jogadores e a torcida puderam comemorar e gritar: Ferroviário Campeão da Série D. Na verdade, Bicampeão.
Escalação do início do jogo
FERROVIÁRIO: Igor Rayan; Wesley, Alisson, Éder Lima e Brayan; Lincoln, Cesar Sampaio, Maycon Lucas e Tarcísio; Kadu e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi
FERROVIÁRIA: Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Alysson e Chico Bala; Pablo Gabriel, Paulinho Santos e Thomaz; Antônio, Vitor Barreto e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes
Campanha do Ferroviário Campeão da Série D
1º fase
- Ferroviário CE 2 x 0 Fluminense PI
- Cordino MA 0 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 1 x 0 Tocantinópolis TO
- Ferroviário CE 1 x 0 Caucaia CE
- Atlético CE 0 x 2 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 6 x 0 Parnahyba PI
- Maranhão MA 1 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 3 x 1 Maranhão MA
- Parnahyba PI 0 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 2 x 1 Atlético CE
- Caucaia CE 1 x 1 Ferroviário CE
- Tocantinópolis 1 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 6 x 1 Cordino MA
- Fluminense PI 0 x 2 Ferroviário CE
Segunda fase
- Princesa dos Solimões AM 1 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 3 x 0 Princesa dos Solimões AM
Terceira fase
- Nacional de Patos PB 0 x 0 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 3 x 1 Nacional de Patos PB
Quartas de final
- Maranhão MA 1 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 1 x 1 Maranhão MA (nos pênaltis – 3 a 0)
Semifinal
- Caxias RS 1 x 1 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 1 x 0 Caxias RS
Final
- Ferroviária SP 0 x 0 Ferroviário CE
- Ferroviário CE 2 x 1 Ferroviária SP