
O Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó, na região Seridó potiguar, agora é um patrimônio cultural. É também um patrimônio histórico, paisagístico e turístico material do Rio Grande do Norte.
O reconhecimento foi oficializado por meio de uma lei publicada nesta terça-feira, 15 de julho. A publicação ocorreu no Diário Oficial do Estado (DOE), após sanção pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).
O governo também sancionou outra lei que reconhece a Caminhada Ilton Pacheco. Esta caminhada, conhecida como Peregrinos de Sant’Ana de Caicó, é um patrimônio cultural, histórico, religioso imaterial do Estado.
Os novos patrimônios do estado estão ligados à tradicional Festa de Santana, celebrada há mais de 270 anos em Caicó. A programação oficial de 2025 começa nesta quarta-feira, 16 de julho, e segue até 27 de julho.
A caminhada é um dos eventos que abrem o evento, com a peregrinação de fieis do município de Currais Novos até Caicó. Esta distância é de aproximadamente 85 km. A Ilha de Santana recebe os shows da festa.