Criança

Hospital em Campina Grande registra morte de criança por suspeita de meningite

Blog Nordeste Paraíba

Uma triste notícia abalou então o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) de Campina Grande nesta terça-feira, 7 de maio, com o registro da morte de uma criança por suspeita de meningite. A instituição já havia tomado medidas de isolamento na área de atendimento e está realizando a prevenção com todas as pessoas que tiveram contato com a vítima.

A criança, que é natural de outro município, chegou então ao HCA em estado grave, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada diretamente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Apesar dos esforços da equipe médica, infelizmente não foi possível salvar sua vida.

Segundo o diagnóstico clínico, os médicos identificaram o caso como meningite meningocócica, uma forma grave da doença. A criança apresentava sintomas como letargia, otite, febre, rigidez na nuca e secreção purulenta. Seguiram rigorosamente o protocolo técnico, com manejo e terapêutica adequados e no tempo oportuno. Notificaram adequadamente o caso e a Vigilância em Saúde está acompanhando-o.

A meningite, embora considerada rara nos dias de hoje devido à aplicação de vacinas, ainda é uma preocupação de saúde pública. Além da origem viral, pode ser causada por bactérias ou fungos. A prevenção é possível por meio da vacinação, e os sintomas incluem dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço. Dependendo da causa, a meningite pode apresentar uma evolução grave e até fatal.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *