PIX bate recorde – O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (9) que o PIX bateu recorde ao registrar 276,7 milhões de transações financeiras em um único dia — a última sexta-feira (6).
De acordo com o BC, essas operações movimentaram R$ 135,6 bilhões.
“Os números são mais uma demonstração da importância do PIX como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, informou o Banco Central.
PIX Automático
Na quinta, 5 de junho, o Banco Central lançou uma nova modalidade para a ferramenta: o PIX Automático, que se poderá usar para pagamentos recorrentes.
Dessa forma, o serviço estará disponível a partir da próxima segunda (16).
Essa modalidade de PIX poderá ser usada para despesas como:
- contas de água e luz;
- escolas e faculdades;
- academias;
- condomínios;
- parcelamento de empréstimos.
Sendo assim, a ideia é permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.
Hoje, isso também pode ser feito no débito automático – mas as empresas precisam fechar parceria com cada banco para que o serviço esteja disponível.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que a novidade vai beneficiar os brasileiros que já usam o PIX.
“O PIX é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo. E acho que vai ampliar o bem-estar e a possibilidade de fazer negócios para essas pessoas, que são 80% das empresas e 90% das pessoas físicas, que têm hoje já aderência ao PIX”, declarou.