
O refluxo é um problema bastante comum e que acaba por afetar muitas pessoas. O ácido do estômago acaba por subir e fazer com que fique com azia e sensação de ardor. É algo desconfortável, mas pode ter solução. Existem formas caseiras de conseguir aliviar e até melhorar a digestão.
O website HealthShots falou com o gastroenterologista Pratik Tibdewal para perceber como de forma natural, e recurso a medicamentos, consegue trazer algumas melhorias ao refluxo e aliviar a azia.
Como reduzir o refluxo e a azia de forma natural
O especialista deixou dicas que podem fazer a diferença. Por exemplo, comer devagar e de forma consistente podem melhor a condição. “Mastigar bem os alimentos, idealmente de 25 a 30 vezes, ajuda e favorece uma digestão mais tranquila”, revela o especialista.
Por outro lado, o gengibre também é bastante eficaz. “O gengibre pode ajudar a reduzir a acidez do estômago e aliviar a irritação gástrica. Beber chá de gengibre morno ou adicionar gengibre fresco às refeições pode ajudar a aliviar o inchaço, gases e sintomas leves de refluxo.”
Já que está numa de bebidas, experimente o suco de aloe vera. Muito popular há uns anos, pode também ser bastante útil neste caso. “Pequenas quantidades antes das refeições podem ajudar a aliviar a acidez.”
Além disso, na hora de comer fruta, opte pelas que não são ácidas. “Ajudam a revestir o estômago e a reduzir a irritação, ao contrário das frutas cítricas, que podem piorar a azia. Incluir estas frutas na dieta ajuda na digestão e a prevenir o refluxo.”
Ainda mais, a aveia é um aliado bastante importante contra a azia e o refluxo. “Uma tigela de aveia é um café da manhã nutritivo e adequado para quem sofre de refluxo, que mantém a digestão mais estável. A aveia ajuda a absorver o excesso de ácido no estômago.”
A postura é mais uma das dicas que Pratik Tibdewal deixa. “Deitar-se muito cedo após comer permite que o ácido volte. O ideal é permanecer em posição vertical por pelo menos duas a três horas após a refeição. Elevar a cabeça ao dormir também pode reduzir o refluxo durante a noite.”
E os chás de ervas, também podem funcionar? Revela que camomila e funcho podem ser uma boa opção. “Essas ervas possuem propriedades anti-inflamatórias leves e podem ajudar a aliviar os sintomas de refluxo quando consumidas após as refeições.”
Refluxo esofágico. O que deve fazer durante uma crise
Conforme a Cleveland Clinic, a dor na área do peito pode ser um dos sintomas. Acaba por ser algo não cardíaco, mas sim no esófago. A verdade é que os mesmos nervos são ativos, o que faz parecer que se trata de algo no coração.
Ainda assim, quando o refluxo esofágico acontece, existem alguns passos que deve seguir. O primeiro passo é levantar-se. Depois, beber um pouco de água. Aposte assim em goles menores para eliminar a acidez.
Além disso, poderá também ajudar a retirar a pressão na área da cintura. Retire então o cinto ou aposte também em calças mais confortáveis. Por fim, tomar um antiácido é algo que poderá trazer benefícios.