A nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira, 21 de março, revelou um dado surpreendente sobre a população brasileira. Segundo o Censo 2022 Agregado por Setores Censitários Preliminares – População e Domicílios, mais de 54,8% dos brasileiros residem em uma faixa costeira de apenas 150 quilômetros de largura ao longo do litoral do país.
Além disso, o estudo destacou outra faixa, também de 150 quilômetros, ao longo de toda a fronteira brasileira com os países da América Latina, onde aproximadamente 4,6% da população reside. No entanto, no centro do país, excluindo as faixas da fronteira e do litoral, residem cerca de 41% dos brasileiros.
Os setores censitários, unidades territoriais utilizadas para coleta e divulgação de dados estatísticos pelo IBGE, oferecem uma visão mais detalhada do território nacional. Com mais de 452 mil setores censitários delimitados, os dados fornecem informações em níveis regionais, oferecendo uma perspectiva mais precisa.
De acordo com os pesquisadores, esses dados são fundamentais para o poder público, pesquisadores e universidades, permitindo uma análise detalhada em nível local. Um exemplo destacado foi a divisão entre litoral, fronteira e centro do país, revelando nuances importantes sobre a distribuição da população.