Na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda 25, muita gente fica na dúvida: devo usar o modelo simplificado ou fazer a declaração completa? A resposta é: depende. Portanto, entre declaração simplificada ou completa, a escolha dependerá das deduções disponíveis e da sua situação financeira.
O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

As deduções no Imposto de Renda permitem reduzir a base de cálculo do imposto, diminuindo o valor a pagar ou aumentando a restituição. Veja as principais despesas que podem deduzir:
- despesas com saúde: desde que comprovada mediante nota fiscal ou recibo com os dados do médico e assinatura, consultas médicas e exames podem ser deduzidos no IR. O mesmo vale para dentistas;
- despesas com educação: também podem deduzir, desde que comprovadas, apresentando os dados da instituição de ensino;
- gastos com dependentes: com saúde ou até educação, desde que comprovados;
- previdência privada: pode utilizar a previdência privada para abater o IR, respeitando o limite de 12% da renda bruta anual do contribuinte.
Declaração simplificada
Contribuintes com rendimentos mais baixos, que não têm muitas despesas dedutíveis, geralmente encontram na declaração simplificada uma opção mais conveniente. Veja:
- é aplicado um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitado a um teto anual;
- não há necessidade de comprovar despesas dedutíveis, como gastos médicos, educacionais ou com dependentes.
Declaração completa
Já quem tem despesas consideráveis em categorias dedutíveis, como médica ou educacional, a declaração completa pode resultar em redução maior do imposto devido. Nessa modalidade:
- Podem lançar todas as deduções permitidas pela Receita Federal, como despesas médicas, educacionais, gastos com dependentes, pensão alimentícia e previdência privada;
- não há limite de dedução para despesas médicas, mas categorias como despesas educacionais têm um teto.
O próprio programa de preenchimento da Receita Federal oferece uma simulação ao final do processo, comparando ambas as modalidades. Sendo assim, ele indica automaticamente qual resulta em menor imposto a pagar ou maior restituição.
O prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2025 começou na segunda-feira, 17 de março e se estenderá até 30 de maio.