Catedral de Campina Grande

Papa Francisco concede Indulgência Plenária a paróquias da PB em Campina

Blog Nordeste Paraíba

Fiéis de Paróquias de diversos municípios da Paraíba reuniram-se na manhã deste domingo, 19 de novembro, em Campina Grande, para receber a Indulgência Plenária na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A concessão foi feita pelo Papa Francisco, em homenagem aos 75 anos da Catedral da Rainha da Borborema.

Participaram do evento paróquias como a do Rosário (Campina Grande), Nossa Senhora da Mercês (Cuité), São Sebastião (Picuí), São Severino Bispo (Nova Floresta), São Miguel Arcanjo (Barra de São Miguel), Nossa Senhora da Guia (Frei Martinho). Além das paróquias de Sossego, Baraúna, São Sebastião de Lagoa de Roça e Catingueira.

O evento religioso foi celebrado pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos e contou com diversos padres e diáconos da Diocese de Campina Grande.

Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos – Foto: Halder Klay

O que é Indulgência Plenária

A Indulgência Plenária é uma concessão especial da Igreja Católica que, segundo a doutrina católica, remove toda a pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa. Ela é uma expressão da misericórdia divina e está relacionada ao perdão dos pecados. A indulgência plenária pode ser obtida mediante a realização de determinadas obras piedosas, orações, ou a participação em eventos específicos, como peregrinações ou celebrações litúrgicas.

Para receber a indulgência plenária, os fiéis católicos geralmente precisam cumprir certas condições, como ter arrependimento sincero dos pecados, confessar os pecados ao sacerdote, receber a Sagrada Comunhão, rezar pelas intenções do Papa e realizar a obra indicada para a obtenção da indulgência.

É importante notar que a compreensão e a prática das indulgências variam entre as tradições cristãs, e nem todas as denominações cristãs reconhecem ou praticam esse conceito da mesma maneira.

Catedral ficou tomada por fiéis – Foto: Halder Klay

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *