João Fonseca.

João Fonseca faz história no Rio Open e abre mão de premiação

Brasil Esporte

A incrível campanha de João Fonseca no Rio Open de 2024 já é assunto para a posteridade. Aos 17 anos, o tenista não só chegou às quartas de final do torneio carioca, surpreendendo favoritos, mas também acumulou uma série de feitos memoráveis. No entanto, o que mais chamou a atenção não foi apenas o seu desempenho nas quadras, mas a sua decisão incomum após o torneio.

Segundo informações do podcast “TenisBrasil”, João Fonseca optou por abrir mão da premiação conquistada no Rio Open. A decisão tem uma justificativa bastante ponderada: o jovem está em dúvida sobre o futuro de sua carreira no tênis profissional.

A incerteza de Fonseca está relacionada à possibilidade de ingressar no tênis universitário dos Estados Unidos. Caso ele escolha essa via, precisará se manter como amador, o que implica não receber pela participação em competições do circuito internacional.

Tênis universitário

No tênis universitário norte-americano, as regras limitam os ganhos dos atletas a 10 mil dólares por ano, e eles devem utilizar qualquer valor excedente como ajuda de custo. Fonseca teria direito a uma premiação de 57.540 dólares pelo seu desempenho no Rio Open. Um montante considerável que ele abriu mão em prol de sua possível transição para o cenário universitário.

Após conquistar o US Open em 2023, João Fonseca deixou as competições juvenis e desde então tem ponderado sobre seu futuro no esporte. A participação no Rio Open e os resultados alcançados reacenderam essa dúvida, especialmente diante da oportunidade de ingressar na Universidade da Virgínia, com a qual ele já tem um compromisso assinado.

No entanto, João Fonseca tomará a decisão final sobre seu destino ao longo de 2024. Fonseca tem até o meio do ano para definir se continuará no tênis universitário ou se dedicará inteiramente às competições profissionais, recolhendo as premiações que conquistar.

Enquanto aguarda essa decisão crucial, João Fonseca tem recebido convites de diferentes torneios do circuito internacional e está focado na montagem de sua agenda. Nesta semana, ele está competindo no ATP 250 de Santiago, onde fará sua estreia na tarde desta terça-feira contra o argentino Thiago Tirante.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *