Mulher mais velha do mundo

Mulher mais velha do mundo impressiona ciência

Blog Mundo Notícias Gerais

A mulher mais velha do mundo, com 116 anos, não é apenas uma sobrevivente de eventos históricos notáveis, como a pandemia de Covid-19, uma guerra civil, um terremoto mortal e um grande incêndio. O que mais surpreende os médicos é o notável estado de saúde de Maria Branyas, que sofre apenas de surdez e dificuldade de locomoção, mas mantém uma memória vívida.

Ao contrário da maioria das pessoas de sua idade, Maria não tem problemas cardiovasculares e é capaz de relembrar eventos de sua vida desde a tenra idade de 4 anos.

A Dra. Maria Branyas vive em uma casa de repouso em Girona, na Catalunha, Espanha, e recebeu a visita do pesquisador e médico espanhol Manel Esteller, que ficou impressionado com sua lucidez. “Ela é incrível”, afirmou Manel. “Ela tem a cabeça completamente lúcida. Branyas se lembra com impressionante clareza de episódios seus quando tinha apenas 4 anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos.”

Mulher mais velha do mundo revela segredo da longevidade

O segredo da longevidade saudável de Maria, segundo ela, envolve evitar “pessoas tóxicas”, manter-se longe de “excessos” e consumir iogurte natural diariamente.

Manel Esteller, especialista em genética molecular, decidiu aprofundar seu estudo sobre Maria para entender os papéis da genética e do ambiente na longevidade da centenária. “A única coisa que ela tem são problemas de mobilidade e audição”, comentou o médico. “É claro que existe um componente genético porque há vários membros da família dela com mais de 90 anos.”

Maria Branyas nasceu em São Francisco, Califórnia, EUA, em 4 de março de 1907, em uma família espanhola expatriada. Entretanto, a família retornou à Catalunha em 1915 devido à saúde e situação financeira precárias de seu pai, um jornalista.

Aos 116 anos, Maria credita seu notável estado de saúde à “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional e muita positividade, além de genes e sorte.” Conforme a idosa, ela sempre comeu com moderação e diversidade, nunca seguiu nenhuma dieta, não sofreu de doenças graves e nunca precisou de cirurgia.

Maria Branyas é um exemplo inspirador de como uma combinação de fatores pode levar a uma vida longa e saudável, desafiando as expectativas. Ela personifica a sabedoria acumulada ao longo de mais de um século de vida.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *