O empresário Victor Barreto Marins, dono de bar em em Canoa Quebrada, praia do Ceará, e mais outro estabelecimento, denunciou ter sido vítima de estelionato por parte de Ramón Lopes, organizador do XI Acampamento Latino-Americano da Juventude Icapuí, evento marcado para este fim de semana na cidade de Icapuí, também no Ceará. Victor afirma ter perdido a quantia de R$ 126 mil.
Ramón, que se apresentou como organizador do evento, teria fugido com todo o dinheiro destinado às negociações com o empresário. Victor, responsável pelo fornecimento de bebidas, barracas de camping e tendas dos ambulantes para o festival, alega que todas as transações foram feitas com Ramón. Dessa maneira, as negociações incluíram pagamentos em espécie e Pix.
“Eu fiquei com o fornecimento das bebidas do festival, barracas de camping e todas as tendas dos ambulantes eram minha responsabilidade. No domingo, também teríamos um evento de kite surf”, explicou Victor.
Conforme o empresário, as negociações foram conduzidas com Ramón, que também prometeu um retorno financeiro a Victor, alegando que ele atuava como patrocinador. Contudo, ao cobrar o suspeito em Icapuí na última segunda-feira, 13 de novembro, Victor descobriu que Ramón já havia fugido da região.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Municipal de Icapuí, informou que instaurou um inquérito policial para apurar o crime de estelionato. O suspeito evadiu-se da região, e as investigações estão em andamento.
A equipe de comunicação do XI Acampamento Latino-Americano da Juventude Icapuí esclareceu que Ramón Lopes não possuía relação com a organização do evento. Embora tenha se oferecido para fornecer equipamentos de barracas. Dessa forma, a organização assegurou que nenhuma ação prejudicou as iniciativas do Acampamento, e as barracas para empreendedores estão sendo montadas na Praia de Tremembé, local do evento.