Placa de Eu Amo Picuí.

Programa Opera Paraíba leva cirurgias eletivas a diversas cidades

Blog Nordeste Paraíba

O Programa Opera Paraíba, uma iniciativa do Governo do Estado que busca facilitar o acesso da população a cirurgias eletivas e reduzir as filas de espera, está realizando ações itinerantes em várias cidades do estado. Esse programa beneficiará as cidades de Campina Grande, Picuí, Monteiro e Sousa de sexta-feira, 23 de fevereiro, a domingo, 25 de fevereiro.

Na semana passada, entre os dias 16 e 18, o programa registrou 649 procedimentos divididos entre diversos municípios.

Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Hospital Regional de Picuí dará então início às cirurgias por videolaparoscopia. Que é um procedimento menos invasivo e com menor tempo de recuperação para o paciente. O Hospital Regional de Picuí realizará cinco cirurgias de artroscopia do joelho, o que representa um avanço significativo para a saúde da população local.

Importância do Opera Paraíba

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, ressaltou ainda mais a importância do programa para a regionalização da saúde no estado. Ele leva cirurgias de média e alta complexidade para municípios do interior e beneficiando pessoas que aguardavam há anos na fila de espera.

Em Monteiro, o programa prevê 330 cirurgias de catarata e 100 cirurgias de pterígio, enquanto em Sousa serão realizadas 90 cirurgias gerais e ginecológicas. Já no sábado, 24 de fevereiro, e domingo, 25 de fevereiro, o Hospital de Clínicas de Campina Grande receberá a equipe itinerante para realização de 130 cirurgias pediátricas de otorrinolaringologia.

Na semana passada, o programa atendeu diversas cidades, beneficiando centenas de pacientes. No Hospital Regional de Solânea, eles realizaram 450 cirurgias de catarata e pterígio, enquanto em Sousa realizaram 44 cirurgias de otorrinolaringologia. Em Monteiro, o programa realizou 75 cirurgias, atendendo pacientes da Região da Borborema.

O Programa Opera Paraíba encaminha todos os pacientes atendidos via município, pelo sistema de regulação do Estado, ou pelo site operaparaiba.pb.gov.br, facilitando o acesso a esses procedimentos tão importantes para a saúde da população.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *